Make your own free website on Tripod.com

Ecologia de Populações

Começo | Populações e Evolução | Regulação de Populações | Ecologia de Populações | Avaliaçoes | Definições | Leis | Dinâmica Populacional | Crescimento Populacional | Marcação-Recaptura | Interações | Mapa da mina | Contato

Definições

Definições

La Monte Cole (1957)
"Uma unidade biológica ao nível de integração ecológica onde tem importância considerar as taxas de mortalidade e natalidade, proporção sexual, e estrutura etária na descrição das propriedades ou parâmetros da unidade."

Krebs (1972:139)

"um grupo de organismos da mesma ocupando um espaço particular num tempo particular."

Webster's Third New International Dictionary -
"O número ou quantidade total de coisas numa área específica."
"Os organismos vivendo uma área ou biótipo particular."
"Um grupo de biótipos que se cruzem que representa o nível de organização suficiente para a especiação."

Significativo do problema:

O primeiro passo para formular afirmações e previsões sobre uma população é delimitar a unidade populacional.
A meta é delimitar uma unidade populacional que seja discreta mas também seja apto para alcançar os objetivos de pesquisa ou manejo.
Idealmente, a probabilidade de acasalamento dentro dessa unidade deve ter uma distribuição aleatória.

Passos para delimitar uma unidade populacional

() Determina a distribuição.
() Determina os padrões de movimentação e barreiras à movimentação.
() Determina níveis de similaridade genética e fenotípica entre as subunidades.
demográficas entre as subunidades.
() Integrar toda essa informação para resumir a unidade(s) mais discretas possíveis, que ainda correspondem aos objetivos

Conceitos (Agregações Hierárquicas)

População

Uma coleção de demes com conexões fortes entre os demes adjacentes, ou seja com taxas elevadas de dispersão e correlações elevadas nas taxas demográficas entre demes vizinhos. Geograficamente é uma coleção de manchas sem espaços grandes de áreas de habitat não apropriado que separa as manchas.

Deme

um grupo de indivíduos com maior similaridade genética entre eles do que com outros indivíduos (Wells e Richmond 1995). Com distribuição geográfica contínua. Uma "mancha" de habitat.

Metapopulação -

uma coleção de populações em manchas dispersas de habitat separadas por áreas não apropriadas para habitat (Levin 1970). Com correlações possivelmente baixas nas taxas demográficas e taxas baixas possíveis de dispersão. As populações podem atuar como fontes possíveis para a recolonização.

População de subespécies -

uma coleção de metapopulações numa região. Uma dispersão não freqüente mantém a similaridade genética. A independência demográfica pode ser quase completa. As manchas ocupadas podem ser separadas por áreas extensas não apropriadas como habitat.

antanimated.gif

Definições funcionais

Dinâmica populacional - as mudanças numéricas, estruturais e de distribuição nas populações com o tempo, e os processos que causam essas mudanças proximamente e ultimamente

Dependência de densidade - uma relação inversa entre a taxa de crescimento populacional e densidade populacional.

Independência de densidade - uma relação não previsível entre a taxa de crescimento populacional e densidade populacional

Controle populacional - a manutenção de uma população, por ambos os processos dependentes e independentes de densidade.

Regulação populacional - a diminuição das flutuações numéricas pelos processos dependentes de densidade.

Auto-regulação - regulação causada pela interação direita entre os membros da população; os efeitos imediatos sobre os indivíduos são físicos, fisiológicos, e/ou comportamentais

Flutuações cíclicas - o padrão de mudança numérica no qual os intervalos temporais entre picos e baixos populacionais sucessivos são menos variáveis significativamente e por isso são mais previsíveis que em flutuações aleatórias.

Sincronia - a correspondência no tempo entre eventos demográficos similares em populações distintas, o grau de correspondência é significativamente maior que o esperado entre populações que flutuam independentemente.

Material para Ecologia de Populações